[Resenha] Yaqui delgado quer quebrar a sua cara



Autor: Meg Medina
Páginas: 272
Editora: intrínseca
Ano: 2015
Nota: 5/5
Uma garota surge de repente no caminho da adolescente Piddy Sanchez para avisá-la de que Yaqui Delgado vai acabar com ela. Piddy acabou de mudar de escola e nem faz ideia de quem seja Yaqui, muito menos do que pode ter feito de tão errado para apanhar. Mas Yaqui sabe quem ela é, e a odeia.
Piddy Sanchez não tem descanso. Ser filha de uma imigrante cubana nos Estados Unidos e crescer sem pai já era bem difícil sem ter alguém a odiando. No ensino médio da nova escola, seu corpo atraente desperta tanto os olhares dos meninos quanto o da esquentada Yaqui, que começa atacando a novata com ameaças cruéis, mas demonstra ser capaz de muito mais que isso, tornando a vida de Piddy um verdadeiro inferno dominado pelo medo. Denunciar Yaqui não é uma opção. Fugir não adianta. O importante agora é sobreviver.

Piddy Sanchez é uma adolescente inteligente e bonita que mantém suas notas sempre altas e ajuda sua mãe Clara em casa, ela está prestes a completar 16 anos e as mudanças no seu corpo chamam a atenção dos garotos e assim como sua inteligência, causam a inveja das garotas.
Quando sua mãe resolve se mudar de bairro, Piddy que ainda está tentando se acostumar com a ausência de sua melhor amiga, tem de se adaptar a uma nova escola, mas isso não se dá de uma forma simples pois logo no inicio ela recebe a seguinte mensagem: "Yaqui Delgado quer quebrar sua cara."
Piddy nem mesmo sabe quem è Yaqui Delgado ou o que esta garota pode ter contra ela porem ao longo da historia o bullying que Piddy sofre acaba se agravando e o que deveria ser um simples dia de aula transforma sua vida em um inferno. 
Além dos problemas da garota na escola ela ainda tem de lidar com os mistérios de seu passado, o distanciamento de sua melhor amiga, o primeiro amor e uma mãe que a ama mas que tem uma personalidade bastante forte e uma mente fechada. Devido ao seu medo de enfrentar Yaqui e sua mãe Piddy começa a mudar dentro do ambiente familiar e com todos a sua volta além de sofrer uma queda súbita em suas notas.
O livro abrange de uma maneira bastante "forte" o bullying dentro do ambiente escolar e a violência domestica e contra a mulher, fatores de suma importância dentro da sociedade.



Minha Opinião
Primeiramente gostaria de comentar a capa desse livro, que de fato é linda e atrai aos olhos, enquanto o titulo remete a algo engraçado, bem diferente do que a historia realmente relata.
Yaqui delgado quer quebrar a sua cara começa de uma maneira bastante leve e  detalhada, o que pode deixar a leitura um pouco lenta, porem com o passar de paginas a historia evolui de uma maneira surpreendente.
Eu já tinha lido resenhas que diziam que o livro era bastante forte mas confesso que fiquei perplexa com os detalhes que a escritora descreveu, tanto quanto ao bullying sofrido por Piddy quanto com relação a sua mudança comportamental.
 O livro me fez chorar, é impossível não se emocionar com a luta de Piddy para tentar "sobreviver" com a mudança e as agressões que sofre sem nem ao menos saber porque. 
Eu aconselharia este livro para uso nas escolas, além de considerar uma otima leitura para mães de adolescentes e as proprias adolescentes.
O livro é de leitura rápida porem abrange em suas paginas muita realidade.

Um comentário: