[Resenha] Garota exemplar





Autor: Gillian Flynn
Páginas: 448
Editora: intrínseca 
Ano: 2013
Nota: 5/5
Desde sua publicação, em 2012, “Garota Exemplar” tornou-se sucesso de público e crítica, alcançando o topo das mais prestigiadas listas de mais vendidos ao redor do mundo e consagrando sua autora, Gillian Flynn, como a mais aclamada escritora de suspense da atualidade. O livro começa no dia do quinto aniversário de casamento de Nick e Amy Dunne, quando a linda e inteligente esposa de Nick desaparece da casa deles às margens do rio Mississippi. Sinais indicam que se trata de um sequestro violento e Nick rapidamente se torna o principal suspeito. Sob pressão da polícia, da mídia e dos ferozmente amorosos pais de Amy, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamento inapropriado. Ele é evasivo e amargo — mas seria um assassino? Ao mesmo tempo, passagens do diário de Amy revelam um casamento tumultuado — mas ela estaria contando toda a história? Alternando entre os pontos de vista de Nick e Amy, Flynn cria uma aura de dúvidas em que o cenário muda a cada capítulo. À medida que as revelações surgem, fica claro que, se existe alguma verdade nos discursos de Nick e Amy, ela é mais sombria, distorcida e assustadora do que podemos imaginar. Magistralmente bem construído do início ao fim, “Garota Exemplar” é um daqueles livros impossíveis de largar e sobre o qual se quer debater assim que a leitura termina.

Garota exemplar se alterna entre duas narrativas, uma de cada protagonista da história e três capítulos, de um lado esta Nick Dunne um cara frio que descobriu que sua esposa sumiu na manhã do seu quinto aniversario de casamento mas que na verdade nunca tentou ser um bom marido, do outro esta a bela esposa de Nick, Amy Elliot-Dunne, conhecida por "Amy Exemplar" uma serie de livros que seus pais criaram quando Amy ainda era uma criança e que os tornou ricos, no primeiro capítulo o livro se alterna entre um diário deixado por Amy (passado) e as buscas de Nick por sua esposa (presente) enquanto os de mais apresentam uma visão paralela de ambos no mesmo espaço temporal.
A magnitude de Gillian Flynn para criar suas personagens femininas transborda nesse livro, Amy, uma moça formada em psicologia que escrevia testes para revistas mas nos últimos anos vem dedicando-se ao casamento é extremamente controladora e um tanto quanto surpreendente [meio maluca] mas ainda assim conseguiu me fazer torcer por ela durante toda a historia.
Não há muito o que se dizer sobre Nick, um ex-jornalista que não superou a demissão e mudou-se com sua esposa para sua cidade natal, aonde seu casamento começou a ir de "não tão bom" para "ferrado". Sob meu ponto de vista Nick foi um personagem desagradável do inicio ao fim, seu jeito frio e calculista me fez pegar ódio dele logo de cara, enquanto Amy tem uma mente um tanto quanto maquiavélica mas conquistou minha simpatia por N fatores, Nick se mostrou cada vez mais desprezível. O final do livro me deixou surpresa eu esperava algo mais fatal mas mesmo assim eu gostei.
Garota exemplar foi sem sombra de duvidas um dos melhores livros que ja li na minha vida, e graças a ele me tornei uma grande fã do trabalho de Gillian Flynn, não aguentei e comprei logo os outros livros dela. Uma das poucas coisas que não gosto (e que muitos leitores vão concordar) é a capa com adaptação cinematográfica lançada pela editora Intrínseca, que apresenta uma qualidade bem inferior a original e que na verdade é um padrão da autora, mas infelizmente, como de costume a editora tirou a capa original do mercado afim de forçar o leitor a comprar o livro com "capa de filme".
Concluindo, ao longo do livro você ve que nem tudo é o que parece ser, e de uma maneira bem intenã Gillian mostra que relacionamentos são mais complexos do que parecem e bem ...  se você é casado ou pretender casar este livro pode te deixar meio paranoico, pois quando chegar no final você vai se questionar, "Você conhece a pessoa que está ao seu lado?"


 Adaptação para o cinema
 Adaptação para o cinema é um assunto que deixa qualquer leitor com frio na barriga né? eu mesma odeio a grande maioria delas, mas para minha surpresa o filme não me decepcionou quando comparado ao livro, na verdade, eu vi o filme e gostei tanto que comprei o livro depois assisti o filme novamente afim de comparar, e admito, é uma ótima adaptação.
O filme corta algumas partes, muda algumas coisas um tanto desnecessárias mas nada absurdo, além de contar com um elenco maravilhoso composto por Rosamund Pike como Amy e Ben Affleck como Nick que interpretaram maravilhosamente os personagens principais da trama. Para quem ler o livro e gostar aconselho o filme.

PS: eu queria muito, fazer uma resenha mais detalhada, mas tenho medo de deixar escapar spoilers.

Um comentário:

  1. Eles formam o casal perfeito, dois psicopatas kkkk
    Não consegui simpatizar com nenhum deles, mas com certeza são
    ótimos personagens, impossível ficar indiferente com as atitudes que eles tomam.
    Em breve lerei também o Objetos Cortantes da Flinn ;)

    ResponderExcluir